IC17 apresenta: Juliana Linhares
30/08/2025 - 30/08/2025
20:00 às 22:00
Avenida Sete de Setembro 1809, Vitória, Salvador - BA
Descrição do Evento
A
17ª edição do IC Encontro de Artes
é de
“Festa no Front”
: um festival como festividade em zona de conflito, para assumir que a arte não está fora da crise – ela acontece com a crise, no conflito, contra a lógica que exige que se produza uma suposta paz onde há urgência. Para afirmar que palco, rua, corpo e gesto podem ser armas sensíveis de criação e crítica. Para permitir que a festa seja não só alívio e distração, mas também espaço de elaboração política e coletiva. Um ritual material e simbólico de presença. No front, a festa é fim, é meio, ou é o que nos resta?
Saiba mais em
www.icencontrodeartes.com.br
Juliana Linhares (RN)
Cantora, compositora, atriz potiguar e uma das figuras mais vibrantes da cena cultural brasileira, Juliana Linhares lançou em março de 2021 seu álbum de estreia, “Nordeste Ficção”. Com direção artística de Marcus Preto e produção musical de Elísio Freitas, o trabalho ganhou destaque por sua proposta inovadora, reminiscentemente de um roteiro de teatro, sendo um romance de autoficção e um docudrama cinematográfico. São 11 faixas que irradiam beleza e alegria, remetendo aos clássicos LPs de artistas nordestinos como Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, Terezinha de Jesus, além da poesia de compositores como Alceu Valença, Ednardo, Belchior e Zé Ramalho.
O álbum inclui uma inédita de Tom Zé, cantada ao lado de Letrux (exclusivamente produzida por Pedro Carneiro / Vovô Bebe), além de parcerias com Chico César, Zeca Baleiro, Khrystal, Moyseis Marques, Posada, Mestrinho, Jéssica Caitano, entre outros, e uma releitura do hino nordestino “Tareco e Mariola”, de Petrúcio Amorim. Influenciada pelo livro “A Invenção do Nordeste e Outras Artes”, de Durval Muniz de Albuquerque Jr., a obra também propõe reflexões sobre o significado de ser nordestina hoje. Residente no Rio de Janeiro desde 2010, Juliana usa sua posição de observadora privilegiada para questionar e desconstruir estereótipos sobre o Nordeste, promovendo a criação de novas narrativas culturais.
Nos últimos anos, Juliana intensificou seu processo de composição solo, buscando experimentar seu lado compositora após anos atuando como intérprete. “Durante a quarentena, percebi a necessidade de criar por mim mesma, de testar minhas próprias vozes e ideias”, ela afirma. Essa nova fase resultou em músicas que refletem sua visão e inquietudes.
Juliana levou o show de “Nordeste Ficção” a diversos palcos e festivais do Brasil, como Rock In Rio (RJ), The Town (SP), Coala (SP), Radioca (BA), Tim Festival (RJ), Bndes (RJ), Coma (DF), Dosol (RN), BR 135 (MA), Sensacional (BH), Carambola (AL), Mostra Cariri De Culturas (CE), Morrostock (RS), Arraial Da Arara (RJ), Marco Zero (PE), Festival Elos (CE), entre muitos outros.
Com o sucesso do álbum, a faixa de abertura “Bombinha” foi trilha sonora da novela “Mar do Sertão” (Rede Globo), na qual Juliana também atuou em um capítulo. A música foi regravada por Daniela Mercury no álbum de Carnaval de 2022. Em janeiro de 2023, “Balanceiro” entrou na trilha da novela “Renascer” (TV Globo), marcando sua presença na dramaturgia brasileira.
Juliana Linhares também continua à frente da banda Pietá, desde 2012. Sua trajetória nas artes cênicas inclui trabalhos com João Falcão em “A Ópera do Malandro” e “Gabriela”, participação no espetáculo “O Tempo Não Dá Tempo”, com Angel Vianna, atuação como diretora assistente em “Vamos Comprar um Poeta”, além de ser alternante de Laila Garin no musical “A Hora da Estrela” e atuar em “Contos Partidos de Amor”.
Quando:
30 de agosto de 2025 (sábado), 20h
Onde:
Pátio do Goethe-Institut Salvador-Bahia
Quanto:
50 (inteira) | R$ 25 (meia)
Classificação indicativa:
18 anos
Acessibilidade:
Arquitetura acessível e tradução em Libras
A 17ª edição do IC Encontro de Artes, festival realizado pela Conexões Criativas em parceria com a Dimenti Produções Culturais, conta com patrocínio da Transpetro, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, via programa Transpetro em Movimento. Também tem apoio financeiro continuado do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados.
MEIA-ENTRADA
O IC Encontro de Artes
cumpre a Lei Federal 12.933/2013, a Lei Municipal 9.763/2023 e a Lei Estadual 14.765/2024, que dispõem sobre o benefício do pagamento de meia-entrada.
>> A concessão da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento
>> A comprovação do benefício de meia-entrada é obrigatória, através de documentos específicos, regulamentados e insubstituíveis
>> A comprovação deverá ser feita no momento de entrada no dia do evento
>> Quem adquiriu meia-entrada e não tiver a comprovação devida deverá fazer a complementação do valor para inteira para ter acesso ao evento; isto poderá ser feito no dia do evento, na bilheteria do local
Os públicos beneficiados são:
•
Estudantes:
apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE)
•
Idosos maiores de 60 anos:
apresentar documento de identificação oficial com foto
•
Pessoas com deficiência:
apresentar Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência ou documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos, junto com documento de identificação oficial com foto
•
Jovens de baixa renda (pessoas com idade entre 15 e 29 anos que pertencem a família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CADÚNICO):
apresentar Carteira de Identidade Jovem emitida pela Secretaria Nacional de Juventude, junto com documento de identificação oficial com foto
•
Professores, coordenadores pedagógicos e titulares de cargos do quadro de apoio da rede de ensino da Bahia, ativos e aposentados:
apresentar carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de seu município, pela Secretaria Estadual da Educação, pelo Ministério da Educação ou holerite do profissional da educação, emitido pela instituição de ensino, acompanhado de documento de identificação com foto.
Organizador

Go Places360
Membro desde 01/08/2025
Eventos próximos
Veja os eventos próximo deste local