Icone de localização em cima de um icone de mapa com um icone de rota

Ativar localização

Descubra eventos na sua região! Permita o acesso à sua localização para uma experiência mais relevante.

III Seminário: A Potência das Infâncias - Grupos

Voltar

III Seminário: A Potência das Infâncias - Grupos

Data e Horário

23/08/2025 - 23/08/2025

09:00 às 16:00

Localização

Rua Comendador Araújo 731, Batel, Curitiba - PR

Site do Evento

www.sympla.com.br

Redes Sociais do Evento

Descrição do Evento

III Seminário "A Potência das Infâncias"



Data:
23 de agosto


Horário:
das 09h às 16h


Local:
Batel Hall — R. Comendador Araújo, 731 — Batel (Shopping Crystal)


A infância é um território de descobertas, experimentações e construção de sentido. É nesse tempo que se revelam, com força e beleza, as potências das crianças: sua capacidade de absorver o mundo, elaborar pensamentos complexos, criar com liberdade e se adaptar às mudanças com surpreendente fluidez.


O
III Seminário "A Potência das Infâncias"
convida educadores, famílias e todos os interessados na primeira infância para um dia de imersão em reflexões, trocas e inspirações. Uma programação que valoriza o olhar atento para as crianças e para quem cuida delas, reconhecendo que
investir nas infâncias é investir no futuro de toda a sociedade
.



Presenças confirmadas:
 
JO PAREJA
 – 
Ateliê Carambola/SP
         
Tema: As linguagens expressivas na educação infantil e o pensamento das crianças
A Escola de Educação Infantil como um grande ateliê. 
Neste encontro vou compartilhar práticas pedagógicas documentadas da Escola Ateliê Carambola, evidenciando as linguagens expressivas que tornam visível as ideias e o pensamento das crianças e dos adultos.
Conhecer sobre as linguagens da Arte possibilitará à professora escutar mais as crianças e a si mesmo, do ato de planejar aos contextos nas salas referências. A Arte amplia as competências interpretativas das crianças, transita entre o pensamento divergente e convergente, conhecimento que favorece a aprendizagem tanto das crianças como a dos adultos. 
Um encontro para compartilhar a documentação pedagógica que nos ajuda a escutar as crianças e a nós mesmo na incansável tarefa de refletir sobre os significados e sentidos da aprendizagem e das experiências na construção do conhecimento.
PATRÍCIA DE SOUZA
 –
 
Oficina Criar e Brincar/SP
Tema: O planejamento e organização dos espaços e experiências de aprendizagem


Nesta palestra, vamos refletir sobre como os espaços e as experiências propostas na Educação Infantil não são neutros: eles comunicam valores, intencionalidades e visões de infância. Planejar e organizar o ambiente educativo é uma ação pedagógica potente, que vai além da disposição dos móveis ou da escolha dos materiais. É sobre criar contextos vivos, instigantes e acolhedores, que convidam as crianças à investigação, autoria e aprendizagem. Exploraremos como o ambiente pode ser um terceiro educador, e de que forma a escuta sensível e a observação cotidiana orientam as escolhas pedagógicas na criação de experiências significativas e transformadoras.
MARA BAIONI

 Paranaguá
/PR
Tema: Cuide de você: A chave da virada
Com sensibilidade e profundidade, Mara Baioni nos lembra que o cuidado com o outro começa no cuidado consigo mesmo. Em sua fala, ela aborda a importância da escuta interna, da saúde emocional e do autocuidado como elementos fundamentais para o educador que deseja sustentar uma prática pedagógica acolhedora e potente. Ao nos reconectar com nossa essência, ganhamos força para lidar com os desafios cotidianos e acolher verdadeiramente as infâncias com presença e afeto.
ANA E NICOLE
 – 
Escola Baobá – Londrina/PR
Tema: Manifesto de uma escola árvore






A metáfora da árvore atravessa a nossa cultura e fundamenta o nosso trabalho, pois assim como o aparecimento de uma árvore é processual e único, também pensamos nas infâncias como singulares feita de conexões com os saberes  ancestrais, da  natureza e o saber que cada indivíduo traz consigo. 
Significa dizer que o ritmo de uma escola árvore perpassa o cuidar, o enxergar, o escutar e o nutrir, que momentos é diário e outros aguarda o tempo dos acontecimentos, sobretudo porque árvore alguma é semelhante a outra e é nessa relação que se inscreve a nossa vida coletiva - a construção do fazer escola. 
A cada dia uma transformação, feita de renasceres e de fim de ciclos numa dança entre o que é projetado e o que realmente se dá no chão da escola. Um lugar onde, assim como as árvores, as crianças estão livres para aprender sobre si e sobre o mundo.



Apresentação especial:
BANDA TUPI PERERÊ
 – Cantorias que encantam e celebram as infâncias
Com sua alegria contagiante e um repertório cuidadosamente pensado para as infâncias, a Banda Tupi Pererê nos convida a refletir sobre o papel da música no cotidiano da educação infantil. Muito além do entretenimento, a canção se revela como uma linguagem potente que acolhe, comunica, embala e transforma. Em sua apresentação, o grupo une arte e pensamento pedagógico, mostrando como a música pode ser ferramenta de vínculo, escuta e expressão das emoções das crianças — fortalecendo os laços entre adultos e pequenos nos contextos educativos.
Venha fazer parte desse momento de escuta, sensibilidade e transformação.

Porque quando olhamos com atenção para as infâncias, reconhecemos nelas a verdadeira potência de um mundo mais humano e possível.


Você vem com a gente?

Organizador

goPlaces 360

goPlaces 360

Membro desde 19/07/2025