Encontro de Jongueiros - Jongo, 20 anos Patrimônio do Brasil!
14/08/2025 - 16/08/2025
10:00 às 22:00
Praça Tiradentes , Centro, Rio de Janeiro - RJ
Descrição do Evento
Encontro de Jongueiros
- A Praça Tiradentes vai virar quilombo.
Data: 14, 15 e 16 de agosto.
Teatro Carlos Gomes, Praça Tiradentes, Museu da República e Sede do IPHAN RJ.
Cerca de 18 comunidades de jongo e 400 jongueiros reunidos numa grande celebração dos 20 do jongo como Patrimônio Histórico Nacional!
Inscrevam-se no link abaixo para o seminário e oficinas e participem das nossas atrações !!! É tudo 100% gratuito !!!
https://l1nk.dev/grv76
Programação:
Quinta, 14 de agosto -
Seminário "20 anos do Jongo Patrimônio Imaterial do Brasil"
Local: Teatro Carlos Gomes - Praça Tiradentes - Centro - Rio de Janeiro.
MESA 1 - 10h - Mesa de abertura: “Pesquisas, inventários e registros sobre o jongo e o Vale do Café”, com grandes pesquisadores e especialistas sobre o tema:
- Raquel Valença (pesquisadora e integrante da Velha Guarda do Império Serrano),
- Hebe Mattos e Martha Abreu (Laboratório de História Oral da UFF),
- Dr. Julio José Araujo Junior (Procurador da República),
- Paulo Dias (fundador do Instituto Cachuera, de São Paulo)
- Rodrigo Nunes (jongueiro do Morro da Serrinha e produtor cultural).
MESA 2 - 11h30 - “Mestras e mestres - Avaliação dos 20 anos de registro do Jongo e prospecções sobre o futuro das comunidades”, Com a participação de mestres dos grupos de:
- Pinheiral, Pádua, Campos, Quilombo São José - Valença, Barra do Piraí, Natividade, Quissamã, Magé e Piraí e do babalorixá e produtor Pai Dário do Morro da Serrinha;
MESA 3 - 14h30 - “A contribuição bantu para a formação da cultura do Rio e do Vale do Café”, com
- Dra. Helena Theodoro - primeira doutora negra do Brasil,
- Babalaô Ivanir dos Santos,
- Luiz Rufino - professor e escritor
- Marcos André Carvalho - músico, pesquisador e produtor cultural.
16h - Lançamentos do projeto Museu do Jongo e Lançamento e exibição do curta-metragem “Jongo do Vale do Café” com direção geral de Marcos André.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRD2XfWsw87kKL-kWo-KusU4oCvt7t433JFk5u3zD4cTTzIA/viewform?usp=sharing&ouid=118292018599614818567
Sexta, 15 de agosto -
,
-
04 Oficinas com mestres e mestras de jongo.
Manhã:
OFICINA 1 - 10h - A arte de confecção do Tambor de Jongo com Mestre Pádua do Quilombo São José e Anderson Vilmar da Serrinha.
OFICINA 2 - 11h30 - Dança do jongo e caxambu - Igualdades e diferenças com Leco Lisboa da Serrinha, Mestra Jorgina do Quilombo São José e Nalva de Natividade.
Local: Museu da República - Rua do Catete, 153 - Rio.
Tarde:
OFICINA 3 - 14h - Canto e pontos. Rodrigo Nunes da Serrinha, Mestra Memeia de Pinheiral e Luciene Estevão do Quilombo São José.
OFICINA 4 - 16h - Toques do tambú e candongueiro com Mestre Paulinho de Barra do Piraí, Lenadro do Quilombo São José e Anderson Vilmar da Serrinha.
Local: Sede do Iphan RJ - Avenida Rio Branco, 46 - Centro do Rio.
Sábado, 16 de agosto.
Seminário "20 anos do Jongo Patrimônio Imaterial do Brasil".
MESA 4 - 10h e 30 - "Políticas de salvaguarda para o jongo", com a presença de representantes do Ministério da Cultura, do Iphan, da Secretaria de Estado de Cultura Economia Criativa do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, e das prefeituras da região do Vale do Café.
12h - Homenagem a mestras e mestres históricos do jongo e Lançamento do curta-metragem: “Mestres do Patrimônio Imaterial do Estado do Rio”, com a participação de mestres de ciranda caiçara, candomblé, umbanda, jongo e afoxé, entre outros.
Local: Teatro Carlos Gomes - Praça Tiradentes - Centro - Rio de Janeiro.
13h - Cortejo das comunidades de jongo em direção à Praça Tiradentes e Roda de abertura.
15h - Início das 18 rodas de jongo das comunidades com cerca de 400 jongueiros de 18 grupos, transformando a Praça Tiradentes em um grande quilombo de jongo. (Inscrições no Sympla - Encontro de Jongueiros)
19h - Show com o célebre grupo Samba de Caboclo.
22h - Encerramento.
A ser realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, justamente na Semana do Patrimônio Histórico Nacional, o Encontro de Jongueiros transformará a Praça Tiradentes num grande quilombo, com a presença de cerca de 18 comunidades de jongo e, aproximadamente, 400 jongueiros.
O evento começa na quinta, dia 14, a partir das 10h, com um seminário comemorativo no Teatro Carlos Gomes. A mesa de abertura, “Pesquisas, inventários e registros sobre o jongo e o Vale do Café”, será composta por grandes pesquisadores e especialistas sobre o tema, entre eles o Dr. Julio José Araujo Junior (Procurador da República), Hebe Mattos e Martha Abreu (do Laboratório de História Oral da UFF), Raquel Valença (pesquisadora e integrante da Velha Guarda do Império Serrano), Paulo Dias (fundador do Instituto Cachuera, de São Paulo) e Rodrigo Nunes, jongueiro do Morro da Serrinha e produtor cultural.
Mais duas mesas estão agendadas para este dia: “Mestras e mestres - Avaliação dos 20 anos de registro do Jongo e prospecções sobre o futuro das comunidades”, às 11h30, com a participação de mestres dos grupos de Pinheiral, Pádua, Campos, Quilombo São José - Valença, Barra do Piraí, Natividade, Quissamã, Magé e Piraí e do Pai Dário Onisegun do Morro da Serrinha; e às 14h e 30 “A contribuição bantu para a formação da cultura do Rio e do Vale do Café”, com a participação da primeira doutora negra do Brasil, Helena Theodoro, do babalaô Ivanir dos Santos, do professor e escritor Luiz Rufino e do músico, pesquisador e produtor cultural Marcos André.
Ainda na quinta, às 16h, haverá dois lançamentos: do projeto Museu do Jongo e do curta-metragem “Jongo do Vale do Café”.
Na sexta, 15 de agosto, das 10h às 18h o evento prossegue com um dia inteiro de oficinas com mestres e mestras de jongo, com inscrições gratuitas via plataforma Sympla. Ao todo, serão 04 oficinas ministradas pelos próprios mestres das comunidades de jongo durante a manhã e tarde no Museu da República.
As atividades de sábado, 16 de agosto, começam com a palestra "Políticas de salvaguarda para o jongo", no palco do Teatro Carlos Gomes, com a presença de representantes do Ministério da Cultura, do IPHAN, da Secretaria de Estado de Cultura Economia Criativa do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, e das prefeituras da região do Vale do Café.
Ainda no sábado, às 13h, haverá uma homenagem a mestras e mestres históricos do jongo e, em seguida, o lançamento de outro curta-metragem, “Mestres do Patrimônio Imaterial do Estado do Rio”, com a participação de mestres de ciranda caiçara, candomblé, umbanda, jongo e afoxé, entre outros. Em seguida, um cortejo das comunidades de jongo levará o público do teatro para a Praça Tiradentes para uma grande roda de abertura.
Às 15h, começam as rodas de jongo com cerca de 400 jongueiros advindos de cerca de 18 grupos tradicionais, transformando a Praça Tiradentes em um grande quilombo de jongo. Para encerrar a grande celebração, o célebre grupo Samba de Caboclo vai se apresentar a partir das 19h, chamando o público para entrar na roda - desta vez, de samba, numa grande catarse coletiva. O público será convidado para sambar com os 400 líderes de jongo presentes.
Os eventos contam com incentivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, do Governo do Estado, da Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura, do Ministério da Cultura, através da Lei Aldir Blanc e conta com o apoio da Emenda do Pastor Henrique Vieira, do IPHAN e da Prefeitura de Pinheiral.
Fazem parte da realização do 4º Encontro de Jongos do Vale do Café e do Encontro de Jongueiros a Rede de Jongo do Vale do Café, a Rede de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio, o Jongo de Pinheiral, a Companhia de Aruanda, o Rio Criativo, o Instituto Floresta, o CREASF - Centro de Referência Afro do Sul Fluminense, Bárbara Constância e Pai Dário Onisegun.
Inscrevam-se no link abaixo para o seminário e oficinas e participem das nossas atrações !!! É tudo 100% gratuito !!!
https://l1nk.dev/grv76
Organizador

goPlaces 360
Membro desde 18/07/2025
Eventos próximos
Veja os eventos próximo deste local